fbpx

O couro cabeludo é uma estrutura complexa, formada por uma camada superficial epidérmica e uma camada profunda, dérmica repleta de ácido hialuronico, colágeno, fibras elásticas, vasos sanguíneos e nervos.

É responsável pela sustentação e nutrição de todas as estruturas presentes como glândulas sudoríparas, produtoras de suor, glândulas sebaceas – produtoras de gordura e oleosidade ligadas ao bulbo capilar e folículo piloso.

O bulbo é uma estrutura complexa, inervada e vascularizada onde ocorre todas as trocas metabólicas necessárias para a formação , nutrição e oxigenação do folículo , que emerge para a superfície capilar formando o fio de cabelo.


Quais as principais queixas em relação a região, o que é comum acometer as pessoas?


O couro cabeludo reflete várias alterações metabólicas e hormonais do corpo, sinalizando não somente alterações locais como também sistêmicas.

As queixas mais comuns são de dor e sensibilidade ao couro cabeludo, sensação de formigamento, excesso de oleosidade, podendo evoluir com o aparecimento de vermelhidão e crostas, constituindo quadros de dermatites.

As causas são múltiplas, desde sensibilização local por uso de xampus e produtos químicos inadequados á repercussões de alterações hormonais, alérgicas e metabólicas.

Como se deve cuidar do couro cabeludo no dia a dia?


Como as características fisiológicas como pH, oleosidade, diferem do couro cabeludo para o fio de cabelo, principalmente nos fios quimicamente tratados, o ideal é utilizar um xampu específico para couro cabeludo, normalmente á base de ervas, permitindo uma higienização local dos óstios foliculares – poros e ativação da oxigenação e nutrição do couro cabeludo. Enxaguar abundantemente o produto, evitando-se resíduos locais que podem obstruir os ostios e irritar o couro cabeludo, para posteriormente utilizar um xampu específico para o tipo de fio de cabelo.

O xampu é responsável pela abertura da cutícula do fio, facilitando a saída de resíduos.

Neste momento, a utilização de máscaras nutritivas permite um fornecimento de aminoácidos e vitaminas para o córtex capilar. O condicionador é responsável pelo fechamento da cutícula, mantendo os nutrientes por mais tempo em contato com o córtex. Após o enxague, pode ser utilizado um creme sem enxague para selagem dos fios, e após a secagem dos mesmos, nos casos de cabelos longos e quimicamente tratados, finalizar as pontas com reparador á base de silicone ou óleo de argan.


Quais os maus hábitos que as pessoas normalmente têm prejudicam a área?


Um mau habito diário é a não remoção de resíduos de xampus e produtos de higiene do couro cabeludo, podendo levar a irritação local.

O que mais prejudica é a aplicação no couro cabeludo de produtos desenvolvidos especificamente para aplicação nos fios, tais como colorações, tratamentos nutritivos para fios, hidratações e produtos para alisamento.

O couro cabeludo é uma estrutura ricamente porosa e vascularizada e a utilização de produtos inadequados para a área, além de promover irritações superficiais e até lesões na estrutura do bulbo capilar, alterando a matriz produtora de novos fios de cabelo, pode levar a consequências graves como a contaminação sistêmica por absorção dos produtos químicos pelos vasos sanguíneos presentes no couro cabeludo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *